Fogão ou cooktop: Korman Arquitetos ensina como escolher o eletrodoméstico ideal para sua cozinha

A arquiteta Carina Korman dá orientações para decidir entre os dois, considerando o tamanho e o estilo do ambiente, além da fonte de alimentação

Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

Na hora de projetar a cozinha, uma das decisões com que os moradores se deparam é: fogão ou cooktop? A escolha do eletrodoméstico ideal passa pelo tamanho e estilo do ambiente, o quanto as pessoas cozinham, além da fonte de alimentação. A arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, indica as vantagens e desvantagens de cada modelo e dá dicas para a instalação.

Fogão ou cooktop?

Antes de escolher entre o fogão tradicional e o cooktop, é preciso considerar a metragem e o estilo da cozinha, além do uso do eletrodoméstico.

Projeto: Korman Arquitetos | Foto: JP Image

Uma das vantagens do fogão, que pode ser de piso ou embutido, é que ele já inclui o forno. “Há pessoas que preferem ter o fogão tradicional a cooktop e forno, justamente por estar tudo no mesmo eletrodoméstico. Em cozinhas muito pequenas o fogão se adapta melhor pois, por ser uma peça única, requer menos espaço”, explica Carina. O modelo de embutir, que fica integrado à marcenaria, confere um bom acabamento e cabe mesmo em projetos mais sofisticados. Porém, uma restrição do fogão é que ele funciona apenas a gás.

   

Projetos: Korman Arquitetos | Fotos: Gui Morelli

O cooktop, por sua vez, é versátil e pode ser uma opção para cozinhas grandes ou muito pequenas. Tudo depende se ele será acompanhado por um forno. “Em cozinhas maiores, o cooktop e o forno funcionam bem. Podemos instalar o primeiro na bancada e o segundo em uma torre numa altura que facilite o uso”, sugere a arquiteta. Por outro lado, usar só o cooktop é uma alternativa para quem cozinha pouco ou mora sozinho. Ele confere um visual mais moderno ao projeto e há modelos a gás, elétricos e por indução.

 

Cooktop a gás, elétrico ou por indução

Projeto: Korman Arquitetos | Foto: JP Image

Quem opta por um cooktop tem mais uma decisão pela frente, já que existem três tipos do eletrodoméstico: a gáselétrico e por indução. Além da fonte de alimentação, eles se diferenciam pelo design e alguns exigem panelas específicas.

Parecida com o fogão, a versão a gás tem as bocas tradicionais e aceita qualquer tipo de panela. O cooktop elétrico, por sua vez, aquece muito rápido e permite controlar melhor a temperatura das panelas, um bônus para quem adora cozinhar. Para esse modelo, é mais recomendado usar panelas com fundo de vidro ou cerâmica.

“É muito pessoal a escolha entre elétrico e gás. No segundo caso, é importante verificar se o imóvel tem rede de gás para poder instalar esses eletrodomésticos”, atenta Carina. “Como o elétrico requer panelas especiais, quando se opta por cooktop e forno, a maioria das pessoas adere ao cooktop a gás e forno na versão elétrica”, comenta a arquiteta.

Já o terceiro tipo também é elétrico, mas funciona por indução eletromagnética. Ele não tem bocas e a panela só aquece se estiver posicionada na zona de cocção. As panelas precisam ser de material magnético, com fundo de liga de ferro, para atender esse sistema.

 

Instalação na marcenaria

Projeto: Korman Arquitetos | Foto: JP Image

Em uma cozinha em que fogão ou cooktop e forno vão ficar embutidos, o projeto de marcenaria exige atenção. “Todo eletrodoméstico embutido precisa de espaço de respiro. É preciso verificar sempre o manual do fabricante, pois cada um tem uma especificação”, orienta a profissional.

Respeitando os espaços necessários entre o eletrodoméstico e o móvel, assim como a distância do tampo, a escolha de materiais para essas superfícies é bastante livre. A marcenaria pode ser de MDF ou compensado, enquanto a bancada pode ser composta de pedras naturais como mármore e granito, ou ainda Corian e aço inox, por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.