Colchões: diversos modelos, vida útil, manutenção e cuidados

Confira TUDO que se possa saber sobre a vida útil dos colchões e como mantê-los em dia por mais tempo

Você fazia ideia de que os colchões também têm vida útil? Sim, é verdade. Este é um assunto muito sério, pois interfere diretamente na sua saúde. Tem gente que comete o pecado de passar a vida inteira com o mesmo colchão sobre a cama. 

E isso é algo muito errado! As informações apresentadas neste texto comprovam justamente isso. Confira.

como-manter-vida-colchoes-06

INÁ Arquitetura

O prazo médio de vida útil de um colchão recomendado pelos fabricantes

Na hora de fazer a compra de um colchão novo, não preze apenas pelo preço baixo, mas pela qualidade do produto que está adquirindo. Pense que isso será um investimento. 

Pode-se pagar mais, porém você terá muitas noites profundas e agradáveis de sono. Afinal, não se deve poupar quanto o assunto é saúde! Por isso, esteja atento às recomendações que fazem os fabricantes!

Um colchão comum, de espuma, devidamente manuseado e higienizado, deve ter entre dois a três anos de vida útil. Já os de mola aproximadamente dez anos. Depois disso, a peça deve ir perdendo suas boas qualidades iniciais. 

Agora, é possível que este prazo diminua ainda mais se você maltratar o seu colchão. Por exemplo, se ele já apresenta desnivelamentos, depressões, rasgos, pragas e sujeiras, é porque é hora de trocá-lo.

como-manter-vida-colchoes-07

Revista Viva Decora 

como-manter-vida-colchoes-08

AH!SIM e Revista Viva Decora

Os males que um colchão velho pode fazer à sua saúde

Acredita que é possível passar trinta por cento da vida sobre um colchão? Pessoas recém-nascidas ficam dezessetes hora por dia dormindo; já os adultos de seis a oito horas por noite. 

Isso é só para você ter uma ideia do quanto importante essa peça é na ambientação de uma casa. Então, sendo assim, é importante que ela seja bastante confortável e que esteja sempre em dia.

Agora, o que será que um colchão ruim pode fazer com a sua saúde? Na verdade, ele pode lhe provocar sérios problemas de saúde que, em longo prazo, podem ou não ter cura. Um exemplo de problema “menos grave” é a insônia. 

Isso pode acontecer quando o colchão é tão ruim que a pessoa não consegue descansar; e depois, cansada, ela pode apresentar problemas de raciocínio e de memória. Não é horrível?

como-manter-vida-colchoes-05

Deborah Roig 

Noites mal dormidas também podem levar a pessoa a ter quadro de ansiedade. Ela pode começar com sintomas mais simples, como dificuldade de concentração, e evoluir para sintomas mais graves. 

Entram nesta lista problemas hormonais e de circulação, fora doenças cardiovasculares – dobrando as chances de infartos e AVCs. Percebeu como este é um assunto mesmo sério?!

como-manter-vida-colchoes-01

Danyela Corrêa

Por último, é preciso ressaltar os problemas de saúde mais recorrentes; aqueles que todos, pelo menos uma vez na vida, já sentiram por causa do colchão. 

Primeiro, as alergias – que podem ser causados devido à umidade, restos de pele, presença fungos, ácaros e outras bactérias. Segundo, dores na coluna – que pode chegar a níveis insuportáveis e nunca mais sarar.

como-manter-vida-colchoes-10

Revista Viva Decora  e ArqExpress

como-manter-vida-colchoes-03

Jean Felix

O que fazer periodicamente para prolongar a vida dos colchões

Neste momento, você pode estar se perguntando o que fazer para manter o colchão de sua cama sempre em dia, livre de problemas que possam afetar a sua saúde. Bem, primeiro, quando o colchão novo chegar a casa, não o deixe no plástico. 

A peça precisa respirar de vez em quando. De manhã cedo, deixe um tempo a peça sem o lençol para arejar o tecido de sua cobertura. E troque o lençol toda a semana.

como-manter-vida-colchoes-04

Chris Silveira e Arquitetos Associados

Lembre-se que os colchões foram projetados para sustentar o corpo da pessoa deitada, não sentada. Não utilize essas peças como sofá. Também não fique pulando e dando cambalhotas sobre elas. 

Não é uma boa ideia colocá-las sobre chapas lisas de madeira que impeçam não só seu arejamento na parte de baixo como também sua flexão.

Evite usar um colchão grande sobre uma base de cama pequena ou um colchão pequeno sobre uma base de cama grande. Vire e gire a peça de vez em quando para evitar o desgaste do material sempre nos mesmos pontos – isso pode ser feito a cada quinze dias ou uma vez ao mês. 

Outra coisa é tentar não dormir sobre as laterais, para que a acomodação do corpo seja feita por igual sobre a espuma.

como-manter-vida-colchoes-02.jpg

BG Arquitetura 

Para proteger bem o colchão uma ideia é usar nele uma capa impermeável que possa ser facilmente retirada para lavar. O colchão em si não pode ser lavado, maa você pode passar nele um aspirador de pó de vez às vezes. 

Se por acaso surgirem manchas, deve-se utilizar apenas um pano úmido com água e sabão neutro; para secar, um papel toalha – se não adiantar, coloque-o no sol por até trinta minutos.

como-manter-vida-colchoes-09

Braccini + Lima Arquitetura

Se você seguir estas dicas de limpeza, certamente, os colchões de sua casa estarão sempre em dia. Se aparecer mofo, o que fazer? Tente uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio – não ensope a peça e deixe-a, depois, arejando. 

Abra as janelas do quarto sempre que possível, para renovar o ar e espantar os ácaros. Só cuide com a poeira que possa vir da rua! De resto, aproveite a sua cama e bons sonhos!

Essas dicas sobre como manter a vida útil de colchões por mais tempo foram ecriadas pela equipe Viva Decora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.