Passo a passo para você deixar seu jardim mais lindo

Truques de paisagismo e decoração de espaços abertos: 5 passos para você deixar seu jardim fanteastico 

Observe com atenção o seu jardim. Ou se você não tiver um, espie o da casa ao lado, sem problemas. Afinal, dizem que “a grama do vizinho é mais verde”. Mentira! O que acontece é que existem jardins bem cuidados e outros não. 

E este é o maior segredo! Para que seu jardim esteja sempre lindo, ele precisa receber muito amor, cuidado e proteção. É preciso dedicação para que o cenário fique bem do jeito que sonhou!

CASA COR

Nada acontece da noite para o dia nesta vida! O mesmo vale para a natureza! Para que as plantas cresçam, deem folhas, flores e frutos é necessário um tempo. E o mais incrível é que em cada nova estação tudo pode se transformar, se renovar. 

Portanto, o jardim residencial é um cenário mutável. Mas, certas medidas devem ser adotadas para que ele permaneça sempre lindo, algo que valha a pena ser admirado! Acompanhe a lista a seguir!

Revista Viva Decora 

#1 Limpeza

Se você tem um terreno precisando de um trato, vamos dar-lhes algumas dicas de como fazer para deixá-lo mais atrativo. A primeira regra é limpeza. Definitivamente, nenhum espaço pode parecer bonito cheio de sujeira e entulho. 

Comece analisando com muita atenção o seu quintal. Veja se não há objetos que precisam ser descartados. Dê atenção a qualquer coisa que possa virar criadouro de mosquitos – cuidado com a dengue!

CASA COR

#2 Organização

Já descartou toda a sujeira do quintal? Latas, telhas, garrafas, baldes, pneus e tudo que é impróprio para o local? Agora é vez de organizar aquilo que ficou para trás. 

Pode ser que você queira manter algumas coisas, como móveis para jardim, uma fonte, um comedouro para pássaros, e mais. Mas, é preciso ser criterioso para saber se isso vale ou não a pena, se tudo ainda funciona direitinho, e se combinam com a nova estética do jardim.

Denise Barretto

A organização das coisas no quintal não deve terminar por aqui. Plantas também devem ser acrescidas à lista. Infelizmente, pode ser que alguma árvore tenha que ser cortada – principalmente se a mesma estiver com sua saúde comprometida, oferecendo risco de cair. 

Certas espécies de plantas podem estar com uma aparência ruim, pois não se adaptaram às condições climáticas locais; elas devem sair também!  Repelente-as em outro lugar

CASA COR

#3 Planejamento

No mais, para saber o que ainda fica e o que sai, você precisará estudar as opções. Como quer que seu jardim pareça no fim das contas? Saiba que existem vários estilos diferentes de paisagismo – clássico, moderno, oriental, colonial, e mais. E quanto aos atrativos? Quer que no espaço haja uma piscina, um espaço gourmet ou outra coisa? Só tem um jeito de saber se todas estas ideias darão certo, com planejamento!

Claudia Comparin 

Faça um esboço do que você quer. Peça ajuda de um profissional especialista na área – como um arquiteto – para detalhar o desenho. 

Não se esqueça de anotar tudo que precisará para a execução do projeto, incluindo materiais, mão-de-obra e equipamentos. Também pesquise o que tem disponível no mercado de sua região. E faça um orçamento detalhado para cada etapa de trabalho da reforma do jardim.

Tânia Povoa 

#4 Construções e instalações

Não plante nada sem, antes, fazer todas as alterações construtivas devidas no jardim. Faça as bases adequadas para  as novas estruturas, como de pergolado. Também coloque no lugar certo os novos equipamentos que adquiriu – começando pelos maiores, como a piscina, por exemplo.

Mas, enquanto isso, vá estudando como as plantas devem ficar ao redor, como pano de fundo para estas novas áreas especiais.

Eder Mattiolli

#5 Plantio e Ornamentação

A etapa final de transformação do seu jardim será a mais divertida. Isso porque é neste momento que as mudanças mais perceptíveis ao olhar começam. A paisagem ganha mais cor, textura e movimento. 

A satisfação é completada! Tem-se o prazer de pôr as mãos na massa, tocar no solo cheio de boas energias, e esperar que mágica aconteça. Pode até levar um tempo para que as plantas se adaptem ao local. Mas, depois, tudo ficará lindo!

Zize Zink Arquitetura 

 

Podem-se cultivar plantas espalhadas não só em canteiros, mas também em vasos, jardineiras, floreiras, painéis verticais e mais. Além disso, é interessante adicionar outros elementos à decoração do jardim. 

São exemplos disso luminárias, lamparinas, velas, móbiles, sinos de vento, casinhas de passarinhos, pedras ornamentais, carrinhos de mão, guirlandas e mais. Só cuidado para não pecar pelos excessos!

Cinthia Dilser

#Bônus: Manutenção

Depois de tudo pronto – terreno limpo e organizado, novos espaços construídos e plantas –, pensa que é o fim? Não mesmo! As coisas precisarão ser constantemente revisadas. Pode ser que, com o tempo, venham a precisar de manutenção. 

Em situação pior, o processo inteiro deverá ser repetido. Afinal, trata-se de um espaço delicado, exposto às intempéries, e com espécies que obedecerão a um ciclo, o da vida!

Agora que você já conhece os truques, é hora de aplicá-los em seu jardim. Comece hoje mesmo!

Estas dicas de decoração de manutenção decorativa de jardins foram criadas pela equipe Viva Decora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.