Modelos de lareiras incríveis para sua sala

Descubra alguns modelos diferentes de lareira e arraze na decoração de sua casa

Quem reside nas zonas mais extremas do planeta sabe o quanto o inverno pode castigar. Nessa época, parece até que as tarefas mais simples são impossíveis de serem feitas. Restam poucas coisas para se fazer nas horas livres.

Uma ideia é se enrolar numa manta de lã bem quente, pegar uma taça de vinho na mão e sentar na sala, em frente à lareira. Gostaria de ter também uma estrutura desse tipo em sua casa? Confira as dicas a seguir!

modelos-lareiras-sala-06

Mauricio Karam 

Um pouco sobre as lareiras e a casa brasileira

É difícil pensar em utilizar uma lareira estando morando no Brasil. Acontece que, mesmo neste país, existem várias cidades localizadas em zonas onde os invernos são bastante rigorosos.

E, por lá, as construções precisam ser melhores preparadas para o clima frio, possuindo melhores isolamentos térmicos e sistemas de aquecimento, como lareiras.

modelos-lareiras-sala-01

Fábio Morozini

Sabe-se que, há muitos séculos, a arquitetura vem utilizando lareiras para o aquecimento de residências. E é possível, sim, que essas estruturas domésticas façam parte de lares brasileiros também – não é tão raro quanto se pensa.

Você verá nos tópicos a seguir que existem vários modelos de lareiras que se pode construir ou comprar prontos, com design e modos diferentes de alimentação. Não importa se você mora em casa ou apartamento!

modelos-lareiras-sala-04

Nathalia Bilibio Schwinn 

Os diferentes tipos existentes de lareira

Analisando as imagens apresentadas neste texto, facilmente pode-se perceber que existem tipos diferentes de lareiras. Existem aquelas construídas em alvenaria e as que parecem estar embutidas em caixas de pedra ou metal.

Só que essa diferença vai muito além das aparências, tem a ver principalmente com o funcionamento, ou melhor, a alimentação.

modelos-lareiras-sala-08

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes 

No passado, era muito mais fácil ver propostas de arquitetura e design de sala com estruturas de lareiras feitas em alvenaria de tijolo ou de pedra. Elas eram alimentadas com lenha. Portanto, precisavam de um duto de exaustão para a saída da fumaça.

Essa é a versão tradicional que foi aplicada e replicada milhões de vezes em projetos de interiores. Mas, hoje existem mais opções.

modelos-lareiras-sala-07

Ana Maria Vieira Santos 

Como já se sabe, as tecnologias evoluíram com o passar dos anos. Os fabricantes começaram a oferecer, nas lojas, kits de lareiras em cimento pré-moldado e em metal. Versões recentes apresentam soluções ainda mais arrojadas.

Agora, algumas lareiras vêm com “bocal” fechado, transmitindo o calor por meio de irradiação. E existem aquelas que funcionam à álcool e gás; ou eletricidade, com direito até a imitação de chama natural.

modelos-lareiras-sala-09

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes; Lídia Maciel

Optar por um modelo ou outro de lareira para uma residência vai depender de vários fatores – como estratégia visual ou ecológica.

Há, por exemplo, a questão das condições locais. É preciso fazer um estudo quanto às características do imóvel sala para entender qual estrutura teria a melhor eficiência para o seu aquecimento – e, talvez, ambientes arredores.

Por exemplo, se a residência é um apartamento, é melhor que a lareira escolhida não tenha chaminé.

modelos-lareiras-sala-10

Arq. Bruna Cruz 

Como harmonizar uma lareira na decoração da sala

Como dito antes, existem vários tipos de sistemas de construção e alimentação de lareiras. Todas possuem suas vantagens e desvantagens dependendo do ponto de vista.

Agora, para que qualquer uma delas se adeque a decoração de uma sala residencial, é necessário que haja uma rigorosa investigação por parte do designer. A estética, nesse caso, é a questão mais importante!

modelos-lareiras-sala-02

Juliana Pippi

Como harmonizar uma lareira, uma estrutura que pode ser tão grande e chamativa, à decoração de uma sala de estar?

Obviamente, sua presença no ambiente impactará todo o conjunto. No passado, algo assim seria o ponto focal principal do ambiente. Porém, hoje, acaba tendo que competir com o aparelho de televisão – mais seu o rack e painel. Como deve ficar esta relação?

modelos-lareiras-sala-05

Luis Fabio Rezende de Araujo e Heller Arquitetura e Interiores 

Pois bem, tem várias estratégias que um arquiteto ou designer de interiores pode adotar para conseguir harmonizar uma lareira com ambientação de sala de estar.

Primeiro, estabelecer se ela deve ou não ser o destaque do ambiente; colocando, talvez, a TV acima de seu bocal. Se bem que o melhor, nesse caso, seria colocar um espelho para equilibrar a força dos elementos na decoração – afinal, água combate fogo.

Outra ideia é trabalhar com os revestimentos da lareira – em cor e textura – para que ela fique “camuflada” no cenário. Uma lareira branca ou preta, de linhas retas, para uma decoração clean e moderna; e em terracota ou revestida de pedra bruta para uma decoração rústica.

Pode-se fazer também uma lareira em ilha ou flutuante para uma proposta high tech. Ou disfarçar sua estrutura, embutindo-a a um móvel especial.

modelos-lareiras-sala-03

Iara Kilaris e Rodrigo Maia

Estes foram só alguns exemplos de como harmonizar uma lareira à decoração de sala de estar residencial. Reveja as imagens deste texto como fonte de inspiração caso você esteja pensando em instalar um sistema de aquecimento desses em sua casa.

Qual modelo será que ficaria melhor em sua casa? Pense nisso! E boa sorte na escolha!

Estas dicas de modelos de lareiras foram criadas pela equipe Viva Decora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.