Dicas de decoração para uma festa de aniversário em casa

5 dicas de como preparar a decoração para receber os amigos e fazer uma festa de aniversário em casa

Existem pessoas que adoram a data de seu aniversário e desejam celebrá-la todos os anos, sem falta.

Mas mesmo aqueles que não ligam para estas comemorações podem apreciar uma boa festa ou somente uma simples reunião de amigos.

E para estas ocasiões, pode ser importante preparar a casa, reorganizando seu layout, e mudando ou acrescentando alguns itens à decoração. Veja algumas dicas disso a seguir!

decoracao-festa-em-casa-01.jpg

Revista Viva Decora / Meu Móvel de Madeira 

#1 Limpando e organizando os ambientes

Toda transformação de interiores deve começar com limpeza e organização. Sem isso é impossível não só dar uma festa como deixar a própria decoração mais bonita, confortável e convidativa.

Se a pessoa deseja que seus convidados se sintam bem em sua casa ela deve começar a preparar os ambientes desse jeito. Depois de tudo bem higienizado e no lugar, é hora de avaliar o cenário.

#2 Avaliando o layout e a iluminação dos interiores

Durante uma festa, as pessoas não costumam ficar paradas. Elas se movimento para lá e pra cá na expectativa de conhecer a todos, fazer amizade, se entrosar.

Mas se os ambientes estão abarrotados de objetos, se há móveis e artigos de decoração bloqueando as circulações, tudo pode ser um desastre. Alguns podem se sentir oprimidos nos espaços e outros podem acabar, sem intenção, provocando acidentes.

decoracao-festa-em-casa-03.jpg

Léo Muricy

O certo é o dono de o imóvel avaliar, antes, como anda o layout dos cômodos de sua casa. Talvez seja preciso, na véspera da festa, sacrificar um cômodo, fazendo-o ser, momentaneamente, uma espécie de depósito.

Ele irá abrigar, só naquela data, itens maiores que sejam eliminados da decoração de outros ambientes, a fim de desobstruir a circulação. E no momento da comemoração, deverá permanecer fechado.

decoracao-festa-em-casa-08.jpg

Eduardo Delphino

Agora que todas as rotas de passagem ficaram livres, é vez de fazer uma observação quanto à iluminação dos interiores.

Esse detalhe é muito importante, pois deve influenciar na percepção que as pessoas terão não só dos ambientes como também da própria festa.

Sendo assim, para que elas se sintam animadas, alegres e comunicativas, é preciso “criar o clima certo”. Para isso, é preciso manipular a luz!

Dentro dos ambientes fechados é preciso uma iluminação mais intensa. Os setores que devem ter luz mais forte é a cozinha, onde serão preparados os alimentos, e os banheiros.

Nas áreas de estar, o sistema deve ser diversificado, apresentando um tom suave e difuso misturado a pontos focais em destaque. Já nas áreas abertas, é permitida uma iluminação mais fraca, pontual e até mesmo cenográfica.

decoracao-festa-em-casa-02.jpg

Revista Viva Decora

#3 Dando mais vida à decoração

Toda decoração triste e sem graça pode ficar mais alegre e atraente com toques de verde. Arranjos de flores combinam muito bem com cenários de festas. Eles dão um toque de cor, de frescor e de aroma aos ambientes.

Também podem ressaltar certos cantos da casa, como uma área de estar ou um buffet de comida. Ademais, podem equilibrar as energias presentes nos espaços e bloquear as ruins que vierem da rua.

decoracao-festa-em-casa-04.jpg

Brunete Fraccaroli e GF Projetos

#4 Anunciando o clima da festa

A pessoa pode limpar, organizar e enfeitar com flores a sua casa no dia-a-dia. Agora, festa é festa. E nessa data ela deve caprichar mais na decoração, montando um cenário especial.

Existem muitos artigos, como balões, serpentinas, letreiros de palavras e muitos outros artigos tradicionais que as pessoas já conhecem. Mas, pode ser preciso mais para enfatizar o tema e anunciar o clima da festa.

Os itens escolhidos para fazer isso vão depender muito da ocasião. Um aniversário infantil e um aniversário de pessoa adulta não parecem e nem devem parecer iguais.

Eles devem ser tratados visualmente de formas diferentes. É importante o responsável pela decoração escolher jogos de pratos, de talhes, de copos e taças, mais toalha de mesa, adequados para montar uma linda mesa de comes e bebes.

decoracao-festa-em-casa-07.jpg

Revista Viva Decora  e Rico Mendonça 

Muitos outros detalhes – maiores ou menores – podem ser incorporados a este cenário de aniversário feito em casa. Talvez guardanapos coloridos, centros de mesa e sousplats customizados.

Pode ser até de muito bom tom dar, no fim da celebração, uma pequena lembrancinha. E até isso pode ser montado de modo a combinar com o tema e a decoração da festa.

decoracao-festa-em-casa-09.jpg

Revista Viva Decora 

#5 Ofertando comes e bebes

Por fim – e para algumas pessoas o mais importante da festa – tem a questão dos comes e bebes. Talvez nenhuma festa seja festa, de verdade, sem que haja coisas oferecidas para beber e comer.

decoracao-festa-em-casa-010.jpg

Revista Viva Decora 

E em se tratando de aniversário, o bolo pode ser o item de “não decoração” de maior destaque na decoração. Ele é o símbolo temático da comemoração. Vai unir os convidados para um momento pra lá de especial.

Então, sim, a mesa do bolo é algo que a pessoa precisa levar em conta na hora de arrumar a sua casa para uma festa. Mas, isso não impede que ela monte outras estações de comida.

decoracao-festa-em-casa-05.jpg

Korman Arquitetos e Rico Mendonça

Ademais, pode ser interessante ter um recanto de bebidas montado em outro setor da casa, talvez numa varanda. Tem gente que deixa, inclusive, um home bar montado permanentemente. Vai da escolha de cada um!

decoracao-festa-em-casa-06 (1)

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 https://www.vivadecora.com.br/foto/151702/pendentes-de-balde-na-cor-prata

Então, agora que você já recebeu todas estas dicas, é hora de arrumar as coisas e aproveitar a festa!

Estas dicas de decoração para festa em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.