Arquiteta Cristiane Schiavoni e designer Daiane Antinolfi dão dicas de como preparar a casa para receber convidados na Páscoa

Projeto Daiane Antinolfi / Foto: Henrique Ribeiro

Receber convidados em casa é sempre uma experiência agradável e divertida, especialmente durantes as comemorações especiais como a Páscoa, por exemplo, em que todos se reúnem para apreciar boas companhias e curtir momentos em família ou com os amigos.

Para que a experiência de receber em casa seja um sucesso, é preciso preparar o ambiente e evitar qualquer transtorno. Para isso, convocamos a arquiteta Cristiane Schiavoni e a designer de interiores Daiane Antinolfi para trazerem dicas importantes no que diz respeito às etapas de organizar e planejar os ambientes da casa para as celebrações.

Na hora do projeto

A designer de interiores Daiane Antinolfi revela que, para quem tem o costume de sempre promover jantares e outros eventos especiais em casa, é bacana pensar neste detalhe durante o projeto para que os espaços sejam os mais confortáveis possíveis: “Se isso for pensado com antecedência, conseguimos preparar uma chapelaria em uma estante escondida com nichos, por exemplo, e deixar as áreas mais livres para uma boa circulação”, conta.

Mas, a profissional revela que, caso isso não tenha sido pensado com antecedência, não é motivo de preocupação.

Com a utilização de móveis soltos, é possível preparar a casa para receber confortavelmente os convidados. “É interessante ter em casa um mobiliário que não seja fixo, como pufes e sofás, pois assim colocá-los em outras áreas para servir como assentos extras, assim como a chapelaria, que pode ser substituída por um dos cômodos ou mesmo na área de serviço”, revela Daiane.

Projeto Daiane Antinolfi / Foto: Henrique Ribeiro

Pensando nos lugares e acomodações das pessoas, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquiteta e Interiores, concorda que pufes e cadeiras espalhadas pelos ambientes é uma ótima solução para lidar com a falta de lugares na mesa: “É preciso pensar no número de convidados e no layout para melhor recebê-los e fazer a integração entre todas as pessoas. Separar, nem pensar”, conta.

Com os convidados devidamente acomodados, Cristiane indica que a mesa de jantar pode atuar como um aparador para que os mesmos se sirvam com os comes e bebes. “Além de deixar o ambiente com uma ótima circulação, é uma alternativa para lidar com a falta de espaço, já que os convidados ficam livres para se servirem”, explica.

Projeto Cristiane Schiavoni / foto: Raul Fonseca

Já para deixar a casa mais aconchegante e convidativa, Daiane aposta em uma iluminação secundária para criar um ambiente mais intimista. “As luminárias de piso são perfeitas para estes momentos, já que, além de criarem um clima convidativo quando estão acesas à meia luz, podemos trocá-las de lugar caso seja preciso iluminar um ponto específico”, conta.

A decoração

Para deixar a confraternização ainda mais especial e dentro do clima, Cristiane Schiavoni sugere não esquecer da decoração dos ambientes. “Se for uma comemoração específica, como a Páscoa, vale decorar a casa com o tema e resgatar memórias afetivas. Uma mesa decorada, com um arranjo bonito também fica sempre especial e inspiradora”, conta.

Projetos Cristiane Schiavoni / foto: Raul Fonseca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.