Cama box de casal: suas vantagens e exemplos de cabeceiras

Confira incríveis modelos de cabeceira de cama box para seu quarto

Ao longo da história, já existiram muitos modelos diferentes de cama. Cada época teve sua própria moda. Mais recentemente, quase todos os modelos desse móvel a venda nas lojas possuía estrado, pés altos e cabeceira.

Agora, a tendência é outra. O que mais se vê nas propostas de decoração de interiores atuais é o uso da cama box de casal e de solteiro, algo que possui suas vantagens e desvantagens.

cabeceiras-cama-box-casal-04.jpg

Renata Basques

Vantagens e desvantagens das camas tipo box

As camas convencionais têm disputado no mercado espaço com as camas tipo box. A primeira opção até parece mais vantajosa. Têm um espaço vago embaixo que permite melhor higienização do cômodo – área perfeita para gaveteiros e caixas organizadoras.

Pode receber em cima – dentro de suas dimensões máximas – um colchão de preferência do proprietário. E tem cabeceira integrada, muitas vezes com design diferenciado.

Mas, será que a cama box não seria nem um pouco vantajosa?

A arquiteta Estela Netto deu um testemunho interessante para o site Clique Arquitetura. Ela disse que “a cama box, que é um móvel bastante volumoso, costumo até brincar que parece um bolo de casamento, prejudica o layout do dormitório, ocupando muito espaço”.

cabeceiras-cama-box-casal-03.jpg

Maria Laura Coelho

Agora, se as camas box possuem tantas desvantagens por que que as pessoas estão preferindo elas então?

Bem, a primeira razão é que elas são mais confortáveis. Depois, porque de seu tipo podem ser encontradas peças dos mais mais variados tamanhos – sendo de casal de 128 a 193 cm de largura.

Além disso, podem conter rodinhas, o que facilita ainda mais a limpeza local. E um baú interno, para guardar travesseiros e edredons.

cabeceiras-cama-box-casal-06.jpg

Archduo Arquitetura

Contudo, uma das coisas não muito legais da cama box é que ela não vem com cabeceira. Tem gente que até não se importa com isso. Acontece que existe uma razão para esse móvel existir.

Cabeceiras servem, na verdade, para proteger a cabeça das pessoas do frio da parede, assim como proteger a parede do contato com a cama, que pode danificá-la. Então, qual seria a solução nesse caso? Veja a seguir!

cabeceiras-cama-box-casal-07.jpg

Marília Veiga

Exemplos de cabeceiras para cama box

Se a cama box não vem com cabeceira isso quer dizer que ela tem que ser comprada a parte. Algumas lojas vendem os dois móveis em conjunto. Mas, a pessoa pode optar também por ter uma cabeceira personalizada para o seu dormitório.

Assim, claro, as opções aumentam. É possível comprar uma peça pronta ou pedir para um projetista desenhar e um artesão fabricar uma, tanto faz. Fica a critério de cada um!

“As camas agora têm um design mais limpo, simples. A atenção se volta à cabeceira e não ao móvel em si.” – Estela Netto.

cabeceiras-cama-box-casal-10.jpg

Marcia Addor

Nas imagens deste texto pode-se ver vários exemplos de cabeceiras para cama box. Uma boa ideia apresentada é ter uma placa inteira de MDF – lisa ou com frisos entalhados – resguardando o colchão e combinando com os demais móveis do quarto.

cabeceiras-cama-box-casal-01.jpg

Glaucia Britto 

Esse encosto também pode ser todo almofadado – talvez na cor da roupa de cama. Ser moldado em fibras naturais ou ferro. E ainda fazer parte de um conjunto modular de armários.

cabeceiras-cama-box-casal-05.jpg

Kali Arquitetura e Roberto Migotto 

Como pensar uma cabeceira planejada para cama box de casal

Já se pôde entender que as cabeceiras são móveis importantes para decoração de quartos. E mesmo que se possa não tê-las é melhor – de acordo com o que diz arquitetos e designers – tê-las.

Mas se a pessoa comprou uma cama box para o quarto, precisa procurar nas lojas ou mandar fazer uma peça de cabeceira a parte. E se a ideia é mesmo pagar por uma sob medida, algumas questões precisam ser antes verificadas.

cabeceiras-cama-box-casal-02.jpg

Renata Romeiro 

Primeira coisa importante que a pessoa precisa conferir na cabeceira que ela pretende comprar é se a peça tem as dimensões mínimas adequadas com relação ao colchão.

Cabeceiras para cama box não precisam, necessariamente, ficar encostadas no chão. Porém, elas precisam ser instaladas a uma altura aproximada da linha do lençol para cima.

E, ademais, é interessante que a peça tenha largura que “abrace” os criados-mudos.

São medidas usuais para cama box de casal:

  • Cama de casal comum com 1,38m de largura e 1,88m de comprimento.
  • Cama Queen Size com 1,58m de largura e 1,98m de comprimento.
  • Cama King Size com 1,93m de largura e 2,03m de comprimento.

cabeceiras-cama-box-casal-08.jpg

Juliana Pippi 

cabeceiras-cama-box-casal-09.jpg

Anna Maria Parisi 

Suas dúvidas foram esclarecidas? Agora é a vez de você escolher um modelo de cama box de casal. Inspire-se em nossas imagens e decida!

Essas dicas de decoração com cabeceiras para cama box foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.