3 dicas práticas de como organizar sua cozinha

Ordem na casa: confira dicas incríveis de como deixar sua cozinha um brinco

Uma das alegrias da vida é poder chegar ao lar e sentir cheirinho de limpeza, ver que as coisas estão arrumadas, tudo no seu devido lugar. Mas, para isso, a pessoa precisa, antes, se dedicar em fazer a higiene e a organização dos ambientes.

E um dos cômodos que ela mais tem que dar atenção é a cozinha. Afinal, este é o ponto da casa com muitos objetos, e neles podem estar escondidas bactérias extremamente prejudiciais à saúde.

organizacao-da-cozinha-08

Condecorar Arquitetura e Interiores 

Portanto, a limpeza da cozinha é algo fundamental – pode até estar no topo da lista de afazeres do lar.

Pense assim, se este é o local onde serão guardados e preparados os alimentos – um dos suportes para a vida humana -, é claro que precisa estar sempre em ordem.

E para facilitar o serviço, é melhor que haja um planejamento sobre o lugar certo para todas as coisas – eletrodomésticos, talheres, panelas, potes de comidas e mais.

Confira nossas dicas de como organizar melhor a cozinha. Confira todas as ideias apresentadas e descubra como deixar sua casa mais bonita e harmoniosa!

organizacao-da-cozinha-09

Bianka Mugnatto 

Como começar a organização da cozinha

‘Caos’ não deve ser o sinônimo de sua cozinha. A primeira providência a se fazer antes de qualquer limpeza é tentar pôr alguma ordem na bagunça que está dentro da pia e sobre as bancadas, fogão, mesa de refeições e carrinho auxiliar.

Pegue tudo que estiver limpo e separe num canto. Depois, as peças que estiverem sujas, em outro. Comece por aí. Lave tudo isso. E coloque no lixo resíduos e embalagens descartáveis.

A partir deste momento as coisas ficam mais agradáveis. Deixe na mesa da sala de jantar, por enquanto, tudo que você limpou e que deveria voltar para os armários.

Pegue uma escada. Passe um pano macio umedecido com água e detergente neutro sobre os módulos aéreos – mais o depurador de ar e a geladeira. Varra o chão. E passe um pano nas portas dos balcões, sobre o tampo da pia e o fogão.

organizacao-da-cozinha-01

Iara Kilaris 

Antes de partir para a arrumação dos utensílios, dê uma olhada dentro da geladeira. Coloque pra fora tudo que estiver estragado.

Reveja as posições dos alimentos. Itens de café da manhã é melhor que fiquem nas prateleiras de cima. Condimentos e garrafas de bebidas na porta. Ovos, carnes e potes com comidas prontas no centro. Frutas e verduras em baixo. E os congelados no congelador.

Agora vem a melhor parte! Vá olhando porta por porta, gaveta por gaveta, prateleira por prateleira, e nicho por nicho nos armários. Não deixe nada de sujo para trás.

Organize tudo – panelas com panelas, talheres com talheres, temperos com temperos, artigos de limpeza com artigos de limpeza, louças com louças, e comida com comida.

Por fim, basta passar um pano no piso, paredes e janelas; está pronto, terminado.

organizacao-da-cozinha-06

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes 

Como organizar melhor os armários da cozinha

Fazer um 5S na cozinha – organização, limpeza, identificação de materiais, manutenção e melhorias – é coisa imprescindível para a harmonização das energias da casa. Este é um setor muito importante para os moradores.

Local com transição constante de pessoas. E também onde a maior parte da fartura da família é depositada. Vai possuir, portanto, a função prática de sustento para o físico e também emocional, que é de alimento psíquico.

organizacao-da-cozinha-10

Érica Salguero  e Thilima 3d

Concluindo, se você quer deixar sua casa mais equilibrada, precisa dedicar parte de seu tempo a pôr em ordem as coisas na cozinha.

Faça como foi sugerido anteriormente, comece pelos tampos e depois vá para o interior dos armários.

Analise se é preciso ter tudo que se tem. Objetos desnecessários, como pratos e copos velhos, podem ser doados. Isso abre espaço para coisas novas que serão adquiridas com o tempo, no futuro.

É importante também saber otimizar os espaços dentro dos armários. Algumas embalagens de alimentos podem ser difíceis de serem guardadas.

organizacao-da-cozinha-03

Isabela Bethonico e Glaucio Gonçalves 

Uma ideia é colocar massas, feijões e arroz em conjuntos de potes bem vedados – só não vai esquecer de consumi-los, claro.  

Talheres ficam melhor em gavetas com organizadores de plástico. Bandejas e tábuas em pé, com divisórias. E panelas em gavetões aramados.

organizacao-da-cozinha-04

Farelo Criativo 

Infelizmente, é mais difícil adquirir um móvel com divisões internas personalizadas para a cozinha. E, com as medidas padrões, nem sempre é possível guardar utensílios de modo a otimizar vãos entre prateleiras, por exemplo.

É por isso que algumas empresas vendem suportes metálicos organizadores em vários formatos diferentes – de rack, prateleiras de canto e mais. Isso põe fim à desorganização dentro dos armários.

organizacao-da-cozinha-02

Revista Viva Decora

Como organizar melhor a cozinha de um modo geral

Dentro dos armários é aquela história, “o que os olhos não veem o coração não sente”. Mas, tudo que fica de fora pode provocar o caos visual na cozinha.

Novamente citando, evite deixar a mostra louça suja e panelas com restos de comida. Também lixeiras abertas, escorredores lotados de objetos, esponjas e panos de pratos usados, fruteiras com frutas podres, arranjos com flores mortas, potes empoeirados e mais.

organizacao-da-cozinha-07

Marília Veiga 

Repense os objetos de decoração na sua cozinha. Sim, itens menores, adicionados por você para alegrar o ambiente, podem fazer o local parecer sujo e desorganizado.

São exemplos panos de prato bordados, imãs de geladeira, tapetes passadeiras, pegadores de panela, canecas, colher de pau, réstias e outros. Tudo isso pode parecer bonito quando olhado individualmente, mas comprometer o conjunto.

organizacao-da-cozinha-05.jpg

Ana Carolina Campos França  e Betânia Pacheco 

Com todas estas dicas que foram apresentadas, você já deve saber como proceder para limpar e organizar sua cozinha. Verifique cada cantinho do ambiente.

Não se esqueça de nada. No final, perceberá que todo esse esforço deu um retorno positivo à saúde de sua família; e ainda que, agora, é mais prazeroso cozinhar e receber os amigos em casa!

Estas dicas para organizar a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.