Como dar um toque especial na decoração com portas de correr

Portas de correr: elas podem transformar a decoração da casa

O número de pessoas vivendo em áreas urbanas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. O metro quadrado de área construídas nas grandes cidades está cada vez mais valorizado.

Por consequência, os novos empreendimentos imobiliários apresentam layouts bem mais compactos e otimizados. E algo que tem facilitado a decoração de seus interiores é o uso de painéis e portas de correr.

portas-de-correr-decoracao-03

 

Studio Scatena Arquitetura

As vantagens das portas de correr para a arquitetura de interiores

Portas de correr já são velhas conhecidas da arquitetura. Muitas casas e apartamentos. contendo sacadas e varandas, as têm, justamente, como fechamento de vãos. Funcionam como “janelões”, com folhas duplas em vidro e ou veneziana.

Seu sistema permite um acesso fácil das pessoas ao meio externo. E também leva mais iluminação e ventilação natural aos interiores –  ou faz o controle de entrada.

portas-de-correr-decoracao-04

Andrea Petini 

Um exemplo clássico que pode ser citado sobre o uso de painéis e portas de correr para controle da entrada de luz e ar nos interiores são os muxarabis.  Estes se tratam de um tipo de fechamento em treliça, comumentemente feito em madeira e visto na arquitetura de países como a Índia.

No Brasil Colônia, foi um elemento bastante explorado. E, agora, nos tempos modernos, ajuda a criar ambientes melhor climatizados.

Por incrível que pareça, a veneziana dos muxarabis não impede a circulação de ar nos ambientes. Assim como ocorre com as portas do tipo “balcão” – com vidro até embaixo -, ela não deixa os espaços internos das edificações mais quentes, pelo contrário. Tudo é uma questão de planejamento e controle dos elementos arquitetônicos!

portas-de-correr-decoracao-01 (1)

Paulo de Camargo

Os painéis e portas de correr são, em suma, ótimos aliados da arquitetura – inclusive e principalmente de interiores. Eles podem ser utilizados pelos projetistas para garantir total privacidade de certo setor da casa; ou ainda que todo um ambiente se abra para o exterior.

Um exemplo é quando, ao abrir por completo a porta, se tem a impressão de integração entre a sala de estar, a varanda e o jardim – o que é simplesmente espetacular!

portas-de-correr-decoracao-09

Aquiles Nicolas Kilaris 

As vantagens das portas de correr para a decoração de interiores

Agora, os painéis e portas de correr também são um recurso de muita valia para a decoração de interiores. Eles podem ser utilizados em todo o tipo de ambiente, desde as cozinhas até as salas, os quartos e os banheiros.

Além disso, podem ter todo o tipo de tamanho, cor, textura e acabamento diferente. E serem escolhidos sempre de acordo com as propostas e os objetivos de cada setor da casa.

“Um ambiente mais clean pede uma porta lisa, com revestimento liso ou uma pintura; uma decoração mais clássica pede uma porta mais trabalhada, de preferência de madeira aparente ou pintada (…)”,

“(…) uma decoração rústica pede uma porta igualmente rústica. Em ambientes mais descolados, uma porta pode ser trabalhada como objeto de arte, e se tornar o centro das atenções.”

– arquiteto Artur Diniz, em reportagem Revista Zap Imóveis.

portas-de-correr-decoracao-08

Glaucio Gonçalves

Os designers e arquitetos de interiores costumam usar as portas de correr para resolver várias questões de projeto. Uma delas é quanto à otimização de espaços. Ambientes pequenos e estreitos, como closets e banheiros, podem ser melhor mobiliados com peças contendo folhas se deslocando na horizontal. Assim, desse modo, elas ocupam menos área de planta, liberando mais espaço para a circulação.

Outra vantagem importante das portas de correr é a possível integração ou separação de ambientes – dependendo da situação e do momento. É algo comum, hoje em dia, ver casas e apartamentos pequenos onde a demarcação de setores é feitas por folhas de correr.

Um exemplo são as áreas de sala de estar e sacada integradas. Também as de cozinhas e lavanderias. E, por fim, os dormitórios e closets.

portas-de-correr-decoracao-06

BPA Arquitetura

Os diferentes modelos de portas de correr

Existem portas de correr fabricadas especialmente para o uso em propostas de arquitetura e decoração de interiores. Modelos, vendidos nas lojas, que possuem tamanhos reduzidos – ou seja, com folhas estreitas -, utilizados mais em substituição às portas comuns. E ainda os que se pode encomendar para um marceneiro, vidraceiro ou funileiro; peças de tamanho grande, usadas para fechar setores onde não há paredes divisórias.

portas-de-correr-decoracao-05

Gislene Lopes 

Portas de correr, geralmente, são feitas em madeira ou MDF. Algumas apresentam acabamento natural, com listras e frisos talhados.

Outras são laqueadas, sem qualquer ornamento. Tem as pintadas em branco. As coloridas. As em estilo urbano, rústico ou oriental. As com folhas espelhadas. E as feitas em metal ou vidro.

portas-de-correr-decoracao-07

Leonardo Muller 

As portas de correr possuem um sistema de instalação muito simples. Quase sempre elas têm roldanas na parte de cima que correm presas a um trilho – que é parafusado na parede ou no teto.

Alguns modelos podem necessitar também de uma guia na parte de baixo, mas não é regra! Tudo vai depender do tamanho da folha, do material no qual ela foi feita e do seu peso!

portas-de-correr-decoracao-02

Cristina Reinert 

Como valorizar a decoração de interiores através do uso das portas de correr

As portas de correr não precisam ser usadas apenas para ampliar ou integrar espaços; e nem como um tipo de fechamento.

Elas podem ganhar muitas outras funções, de acordo com o projeto de arquitetura e decoração de interiores. Podem servir como remate de armários – inclusive como um espelho para o quarto. Para camuflar uma parede. E para esconder ambientes, estantes e equipamentos. Possibilidades é que não faltam!

portas-de-correr-decoracao-10

BG Arquitetura

Agora que já têm todas estas informações, que tal transformar sua casa por usando lindas portas de correr?

Estas dicas de decoração com portas de correr foram criadas pela equipe Viva Decora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.