Quadros

A presença de um quadro ou outro tipo de obra de arte bidimensional em um ambiente sempre prescindirá uma reflexão: oque se pretende comunicar com este objeto? Em alguns casos, quando o autor é um artista renomado, esta própria condição define o destaque que a obra ocupará o ambiente. A técnica e as dimensões também são fatores que influenciam no peso visual que o elemento encerra e, portanto, sua disposição.

Mas não é raro observarmos que a presença de quadros em ambientes  decorados deve-se a questões estéticas, harmonizando-se com os demais elementos do ambiente.

Contudo, o decorador ou designer jamais deve apoiar-se nesta condição, pois um quadro, seja uma tela a óleo ou acrílica, aquarela, gravura ou reprodução gráfica (impressos e fotografias) possui vida própria, é um sistema de linguagem e comunicação independente, um universo que habitará outro universo, que é o ambiente.

Também é interessante ressaltar o caráter simbólico de emoldurar ou expor na parede objetos de qualquer natureza – neste caso torna-se evidente o valor efetivo que tais objetos carregam. Observadas as questões inerentes aos objetos a serem dispostos, nesta etapa a orientação será, finalmente, visual e funcional. Não há regras quanto à colocação de quadros nas paredes, porém algumas diretrizes podem ser valiosas.

A primeira delas é estabelecer um eixo – uma linha imaginária que divide a parede verticalmente – e começa a dispor os elementos à direita e esquerda deste eixo, estabelecendo relações de simetria e assimetria, contraste e harmonização, peso e balanceamento. Em seguida, observar a composição.

Fotos: Laura Winslow, Martha Stewart, Lindsay Kauffman, Adam Hommerding, The Savvy Photographer, Aphro chic, Diy ideas e Design amour

Facebook ❤  Youtube ❤  Instagram  

Post de Twitter ❤  Snapchat: taianefalk

Anúncios

Autor: Taiane Falk

Meu nome é Taiane Falk, sou estudante de Desenho industrial. Apaixonada pela profissão e todas as suas mil possibilidades. Aqui no blog vou compartilhar ideias para decoração, projetinhos de faça você, viagens e muito mais. Então aproveitem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s